SIPATMIN 2020

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho na Mineração (SIPATMIN) é um projeto desenvolvido pelo Grupo Avante para seus funcionários com o intuito de instruir e promover a conscientização sobre a segurança no trabalho. A Primeira Edição da SIPATMIN Ferro Puro, foi realizada em semanas distintas nas duas unidades. Entre os dias 16 a 20 de novembro de 2020, aconteceu no Pátio Ferro Puro em Itabirito e nos dias 23 a 27 de novembro de 2020, na UTM Nova Lima. O evento contou com inúmeras atrações e convidados especiais. Nas duas unidades foi elaborada uma Campanha Solidária através de gincana para arrecadar itens de higiene pessoal e distribuir às entidades APAE, casa Lar e casa do Adolescente Itabirito.


1° Dia

No seu primeiro dia de evento as duas unidades contaram com a presença de renomados Psicólogos que palestraram sobre a Saúde Mental no Trabalho, além disso, foram anunciadas as equipes da campanha solidária e os candidatos ao concurso de paródia.


2° Dia

O segundo dia teve como tema saúde corporal com a palestra de uma nutricionista, que trouxe a importância de uma alimentação mais saudável e balanceada, em seguida, serviu um lanche fitness preparado por ela. Na unidade Ferro Puro Acuruí os colaboradores fizeram uma aula de zumba guiada com o intuito de incentivar exercícios físicos e movimentar o corpo e a mente.


3° Dia

O terceiro dia em Itabirito foi bem leve e com muito humor! Para alegrar os colaboradores foi apresentada uma peça teatral sobre Cuidado Genuíno. Já na UTM Nova Lima, para estimular a prática exercícios físicos e movimentar o corpo e a mente, o terceiro dia foi dedicado a prática esportiva com o personal trainer, Weder Almeida que orientou e realizou exercícios direcionados.



4° Dia

No penúltimo dia no Pátio Ferro Puro uma técnica em enfermagem do trabalho realizou aferição da pressão arterial e glicose nos colaboradores e alertou em uma palestra sobre infarto e AVC. Além disso tiveram uma aula de libras ministrada pelo colaborar Jefferson. Em Nova Lima teve muito humor com a apresentação da peça teatral: “Cuidado, senão você dança”, para enfatizar o cuidado como base da segurança do trabalho.






No fechamento da semana, em ambas as unidades, foi realizada a contagem dos itens da Campanha Solidária e os colaboradores fizeram as apresentações das paródias. No fim das arrecadações o total foi de 5.601 itens pela unidade Pátio Ferro Puro e 6.300 itens pela UTM Nova lima. Os donativos foram entregues entre as entidades citadas.